terça-feira, 4 de março de 2008

LIVRO LITERÁRIO X INTERNET


O fácil acesso a Internet tem tirado o sono de muitos pais e educadores que vêem os livros cada vez mais sendo colocados em segundo plano. Que fazer? Como agir? Será mesmo que a Internet não é uma forma de leitura? Que atitudes tomar?

O francês Roger Chartier é um dos mais reconhecidos historiadores da atualidade. Professor e pesquisador da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais e professor do Collège de France, Paris, também leciona na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e viaja o mundo proferindo palestras, ao ser interrogado se a Internet pode ajudar os jovens a conhecer a riqueza do mundo literário respondeu: " O essencial da leitura hoje passa pela tela do computador. Mas muita gente diz que o livro acabou, que ninguém mais o lê, que o texto está ameaçado. Eu não concordo. O que há nas telas dos computadores? Texto e também imagens e jogos. A questão é que a leitura atualmente se dar de forma fragmentada, num mundo em que cada texto é pensado como uma unidade separada de informação. Essa forma de leitura se reflete na relação com as obras, já que o livro impresso dá ao leitor a percepção de totalidade, coerência e identidade - o que não ocorrer na tela. É muito mais difícil manter um contato profundo com um romance de Machado de Assis no computador" (...). VEJA ENTREVISTA NA ÍNTEGRA NO SITE:
http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/pdf/0204/falamestre.pdf

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